domingo, 20 de março de 2011

Panquecas


Ingredientes

·       1 xícara rasa de farinha de trigo
·       2 colheres de sopa de açúcar (Uso 4 porque gosto mais docinha)
·       2 colheres de chá de fermento em pó
·       1 / 2 colher de chá de sal
·       1 xícara de leite
·       2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida ou óleo vegetal
·       1 ovo grande
·       1 colher de sopa de óleo vegetal
·       recheios variados como xarope, manteiga de bordo, o açúcar de confeiteiro, mel, geléias, compotas, chantilly, creme ou calda de chocolate

Preparo

Deixe o forno pré-aquecido com uma travessa para manter as panquecas quentinhas para servir.  Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e reserve.
Em outra tigela, bata o leite, a manteiga (ou óleo), e ovo. Junte os ingredientes secos à mistura de leite, misture só até incorporar (não mexa demais).
Aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo médio. Para cada panqueca, coloque o equivalente a 2 ou 3 colheres de massa na frigideira, usando as costas da colher para espalhar a massa formando um círculo (dá para fazer 2 ou 3 em uma frigideira grande).
Cozinhe até que haja bolhas na superfície das panquecas (de 1 a 2 minutos). Vire cuidadosamente com uma espátula fina, e cozinhe até dourar na parte inferior. Transfira para a travessa, cubra frouxamente com papel alumínio e mantenha no forno quente. Rende 12 a 15 panquecas. Sirva quente, com as coberturas desejadas.

Você pode facilitar a vida e deixar os ingredientes secos misturados dentro de um pote e na hora de fazer misturar somente os líquidos.
Eu já fiz usando somente óleo porque eu não tinha manteiga sem sal e ficou muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário