segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Organização de Closet - Parte1


Você pode executar essa tarefa de duas maneiras: tirar tudo do guarda-roupa e separar as peças que ficarão no uso, que precisam conserto, para doar e uma pilha com peças que você tem dúvidas. Essa última fica separada das roupas que retornarão aos seus lugares, para você avaliar se vai procurar por alguma delas num prazo de tempo razoável, antes de ter certeza que serão doadas.

Você pode também estabelecer de 10 a 15 minutos por dia e fazer a arrumação e limpeza por etapas: calçados, roupas penduradas, gavetas e assim por diante...

·         Seja muito crítica e livre-se das peças que não lhe caem bem, démodés, furadas, grandes, pequenas, feias ou que você não usa há séculos... (Mantenha somente aquela combinação ridícula guardada como um tesouro para o caso de uma festa brega). Ah, e não se esqueça de livrar-se de sua lingerie sem condições de uso.

Uma passagem dramática:
Uma Senhora, sexagenária, bateu o carro. Mesmo presa ao volante, dada a gravidade da batida, tirou a calcinha rapidamente e a escondeu na bolsa antes do resgate chegar. Ela estava morrendo de vergonha dos médicos e enfermeiros que a veriam no hospital dadas as condições da tal... Então, repense seus padrões de “em condições de uso”...

Essa é uma dica sem preço da minha Tia Maria Helena: Mantenha sempre uma camisola nova com penhoar combinando, chinelo de quarto e conjunto de lingerie novos, afinal nunca sabemos quando precisaremos ser internados às pressas...

·         Deixe as roupas mais acessíveis de acordo com a estação. Separe por grupo: casacos, calças, camisas, vestidos, roupas de festa e para quem é super detalhista, por cores: das mais claras para as mais escuras.

·         Use cabides decentes para não marcar nem enferrujar as roupas. Em casa uso todos os cabides da mesma cor, e uma cor diferente para as roupas que já foram usadas uma vez, e foram arejadas e repassadas para facilitar o controle para lavar.

·         Trance elásticos (daqueles de dinheiro – no supermercado vendem uns coloridinhos mais interessantes) nas extremidades dos cabides para que as roupas leves não escorreguem. Ou você pode colocar feltro nos cabides – VEJA DICA Roupas no Lugar.

·         Mantenha os casacos pendurados em cabides com os botões fechados. Para protegê-los do pó, caso não tenha protetores específicos, você pode fazer protetores com guardanapos de tecido – VEJA DICA Protegendo as Roupas.  Fora da estação, devem ser guardados na extremidade do guarda roupa protegidos até o próximo inverno.

·         Mantenha cestos ou sacos de tecido, pendurados onde puder no closet ou no banheiro para separar roupas que vão para a lavanderia e roupas que devem ser lavadas à mão, evitando assim que nossas colaboradoras acabem com nossas roupinhas delicadas e caras. 

·  Chapéus, cintos e gravatas: 

o   Chapéus: Podem ser acomodados diretamente na prateleira ou nas devidas caixas para os pouco usados. Bonés podem ser pendurados pelo lado de dentro das portas ou em ganchos instalados nas paredes internas do armário ou closet.

o   Cintos: Além dos suportes específicos, VEJA DICA Porta Cintos com uma sugestão simples e barata.

o   Gravatas: Suportes específicos são mais indicados ou podem ser guardados enrolados em colméias vendidas em lojas com departamento de organização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário